Marcella Vitória
A Hemorrede Pública de Goiás lança nesta quinta-feira (9) a campanha "Transforme a saudade do Araguaia em boa ação. Doe sangue!". O intuito é levar o maior número de apaixonados pelo rio Araguaia às unidades da Hemorrede em todo o Estado, em um ano atípico, em que a temporada de férias no rio foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.
A diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart, relata: "Mesmo em tempos de pandemia, é importante reforçar a importância da doação de sangue. Continuamos atendendo as unidades públicas de saúde de todo o Estado, uma demanda mensal de 3,2 mil bolsas de sangue, e em um momento em que estamos privados de desfrutar desse período de férias, nada melhor do que poder fazer dessa ocasião uma oportunidade ajudar o próximo".
De acordo com Denyse, anualmente há uma queda nas doações no mês devido esse período de férias, o que deve ser acentuado com a pandemia. Assim, a campanha foi criada. "Quero convidar a todos os que estão saudáveis, tem idade entre 16 e 60 anos, e que devido pandemia não poderão se ausentar de Goiânia nestas férias, para virem até o Hemocentro, fazerem uma boa ação e doarem sangue. Para quem gosta de acampar e pescar nada dá mais alegria que passar a temporada no Rio Araguaia e se deslumbrar com aquele pôr do sol magnífico, mas também é muito prazeroso saber que uma atitude nossa salvou a vida de alguém", alega.
Agendamento
Também foi criado o serviço de agendamento on-line pelo site ou por telefone 0800 642 0457, para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação de sangue. "O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19", ressalta Denyse. A ferramenta garante rapidez ao atendimento nas unidades de todo o Estado.
Doação segura
A Hemorrede adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para garantir a segurança segurança dos doadores nas unidades. A diretora esclarece que não há evidências de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue,mas o MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias.
Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Será adotado rotinas rigorosas de limpeza e desinfecção dos ambientes, uso de insumos descartáveis, além de treinamentos específicos de todos os servidores das unidades.
Doadores
Para passar pela entrevista de pré-doação de sangue a pessoa precisa estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos,os menores de 18 anos devem apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis.
A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Campanha
Quando: 9 a 31 de julho de 2020
Horário: 8 às 18 horas
Local: Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Hemorrede no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.
Digite aqui o que deseja pesquisar
Fechar busca