Segunda-feira, 14 de outubro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Mundo

Furacão Dorian se aproxima dos EUA; Flórida e Georgia declararam estado de emergência

Postado em: 31-08-2019 às 13h40
Velocidade do furacão neste sábado (31) é de 185km/h. Regões devem enfrentar fortes ventos e tempestades nas próximas horas. Foto: Reprodução

Da Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência na Flórida nesta sexta-feira (30) em decorrência da passagem do furacão Dorian. A informação foi divulgada pela própria Casa Branca em um comunicado à imprensa. 

Trump deve visitar o estado norte-americano neste fim de semana. "A ação do presidente autoriza o Departamento de Segurança Interna, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), a coordenar todos os esforços de alívio a desastres, que visam aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência para a população local e de fornecer assistência adequada ", diz a nota. 

Cerca de dois mil membros da Guarda Nacional já foram mobilizados e o número deve dobrar nos próximos dias. "Devemos nos preparar para todas as circunstâncias", afirmou o governador da Flórida, Ron DeSantis, à jornalistas. Como medida de prevenção, as autoridades locais também pediram para todos os moradores da região guardarem alimentos e gás.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o furacão se reforçou atingindo a categoria 3, o que significa ter ventos de ao menos 178 quilômetros por hora. A previsão gerou alertas para o noroeste das Bahamas, onde o fenômeno deve chegar no próximo domingo. A expectativa é de que Dorian chegue na Flórida na próxima segunda-feira (2) e se transforme em tempestade de categoria 4.

Na última quarta-feira (28), ele passou pela ilha caribenha de Porto Rico e não ocasionou grandes danos. "Agora, parece que pode ser um monstro absoluto", disse Trump em um vídeo publicado em uma rede social, no qual afirma que comida e água estão sendo enviadas à Flórida. 


Bahamas

O furacão Dorian continua ganhando força e se aproxima, com velocidade de 185km/h neste sábado (31), das Bahamas, onde tempestades potencialmente fatais e ventos fortíssimos são esperados, informou o Centro Nacional de Furacões, nos Estados Unidos.

O risco é maior nas ilhas de Abaco e Grand Bahama, onde um aviso de furacão está em vigor. O Dorian deve chegar ao país neste domingo (1º). Outros 13 lugares têm alertas para que as pessoas fiquem atentas ou vão para a parte mais interior das ilhas.  

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, deu ordens na sexta-feira (30) para que as pessoas deixassem suas casas nos cais do norte e na região principal de Abaco. Ordens de saída também foram emitidas neste sábado (31) para 10 regiões em East Grand Bahama e 3 em West Grand Bahama. (*Com informações do portal G1)

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar