Esporte

Autódromo de Goiânia divulga calendário 2021 com provas regionais e nacionais

Postado em: 22-01-2021 às 13h47
Autódromo de Goiânia é o único do Brasil com duas provas da Stock Car confirmadas para 2021 | Foto: Mantovani Fernandes/Seel

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna terá um ano de muita velocidade e adrenalina em 2021. O palco do automobilismo goiano tem datas reservadas para as principais categorias regionais e nacionais, o que proporciona um calendário recheado para a praça esportiva administrada pelo governo estadual, além de outros eventos, como corridas de rua.

Passam pelo autódromo, em 2021, competições como o Goiás Superbike, Brasileiro de Motovelocidade, Superbike Brasil, Centro-Oeste de Marcas e Pilotos, Stock Car, Porsche Cup, Copa Truck, Campeonato Brasileiro Endurance e Brasileiro de Marcas e Pilotos. Provas regionais terão mais de uma rodada, como o Goiás Superbike (6) e o Centro-Oeste de Marcas e Pilotos (8). Algumas provas nacionais têm duas etapas marcadas, como a Stock Car e a Superbike Brasil.

Em 2020, o calendário foi modificado pela chegada da Covid-19, o que acarretou a paralisação de eventos e competições em março.  Mesmo em um ano tão atípico, o autódromo não ficou parado. O circuito recebeu um aparato a mais de segurança com a instalação de duas caixas de brita em pontos estratégicos, localizadas após a área de escape das curvas 0 e 1, onde os pilotos atingem a maior velocidade na pista, ao fim da reta oposta e a reta principal, respectivamente, o que gera risco maior de acidentes.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Rahif, as melhorias estruturais fizeram com que o equipamento esportivo se consolidasse como referência nacional, atraindo as principais provas do país. “Hoje temos a convicção de que o nosso autódromo está entre os melhores e mais seguros do Brasil. Todas as categorias e todos os pilotos querem correr aqui. Isso passa muito pelo investimento e cuidado com que o Governo de Goiás dá para essa praça esportiva tão tradicional”, ressaltou o secretário.

Além destas melhorias, foram realizadas também revitalizações, como pintura de fachadas da ala dos boxes, arquibancadas, muretas, áreas de cronometragem, cabines de imprensa e demais fachadas, assim como reformas pontuais nos camarotes e sala de transmissão, além do trabalho de manutenção, como roçagem dentro do circuito e na área externa.

O retorno das atividades no autódromo em 2020 foi marcado com a etapa da Stock Car no final de julho, seguindo um rígido protocolo de segurança sanitária, o que incluiu a apresentação de testes negativos para Covid-19 a todos os integrantes das equipes e da organização dos eventos, além da utilização de máscara dentro do local e ausência de público em todas as competições.

Para as primeiras provas de 2021, o protocolo de segurança sanitária está mantido, sempre em conformidade com as orientações passadas pelas autoridades de saúde do Estado de Goiás.

Stock Car

Maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car vai passar duas vezes por Goiás, assim como ocorreu em 2020 e 2019. Até o momento, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna é o único circuito confirmado a receber duas etapas da temporada 2021.

A primeira passagem será no dia 20 de junho, pela 4ª etapa do campeonato. A categoria volta a correr em solo goiano no dia 21 de novembro, pela 11ª e penúltima etapa da competição. 

Calendário de provas confirmadas do Autódromo de Goiânia – 2021

Fevereiro

7 – Goiás Superbike

21 – Centr​o-Oeste de Marcas e Pilotos 


Março

7 – Goiás Superbike

14 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

28 – KM de Arrancada 


Abril

11 – Goiás Superbike

17 – Porsche Cup

25 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos 


Maio

1 – Endurance Brasil

16 – Goiás Superbike

23 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos 


Junho

6 – KM de Arrancada

13 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

20 – Stock Car

27 – Brasileiro de Motovelocidade 


Julho

18 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

25 – Brasileiro de Motovelocidade 


Agosto

8 – KM de Arrancada

15 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

22 – Goiás Superbike 


Setembro

12 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

19 – Goiás Superbike

26 – Superbike Brasil

Outubro

2 – Copa Truck

10 – Goiás Superbike

16 – Porsche Cup

24 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

30 – Porsche Cup 


Novembro

6 – Endurance Brasil

14 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

21 – Stock Car

28 – Brasileiro de Motovelocidade 


Dezembro

5 – Centro-Oeste de Marcas e Pilotos  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar