Domingo, 15 de dezembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Esporte

Edina Alves vai ser a primeira mulher árbitra em quase 14 anos na Série A

Postado em: 21-05-2019 às 14h18
Última mulher foi Silvia Regina, que estará no VAR na partida entre CSA e Goiás

Foto: Kin Saito/CBF 

Felipe André

O Campeonato Brasileiro Série A vai voltar a ter uma mulher como árbitra após quase 14 anos, a responsável será Edina Alves que vai estar na partida entre CSA e Goiás, que acontece na próxima segunda-feira (27), no Estádio Rei Pelé, às 20h. A última partida que contou com uma mulher como árbitra aconteceu em 2005 com Silvia Regina, na partida entre Fortaleza e Paysandu. Silvia estará como supervisora do VAR (árbitro de vídeo) no Rei Pelé, em Maceió.

A escalação de Edina foi apontada por Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, como um marco para a arbitragem brasileira. Mas, além disso, como um momento merecido pela árbitra paranaense.

"Eu só consigo ver meus árbitros como pessoas iguais. Acho que ela serve como exemplo não só para mulheres, mas para todos. A Edina era bandeira, abriu mão do escudo da FIFA, de árbitra internacional, porque tinha o sonho de ser árbitra central. Então, ela voltou às categorias de base, começou a apitar na base, largando o escudo internacional de auxiliar. Ela já conseguiu alcançar o quadro internacional como árbitra central e, hoje, está chegando na Série A. Para mim, ela é um exemplo para todo mundo", destacou Gaciba.

Juntamente com Edina, estará a assistente Neuza Back, que irá com ela na Copa do Mundo da França 2019. Tatiane Camargo, a auxiliar que completa o trio do Mundial Feminino, está se recuperando de uma lesão e não foi escalada para o jogo entre CSA e Goiás. Mas o outro assistente da partida será Emerson Augusto de Carvalho, que foi auxiliar durante a Copa do Mundo na Rússia, em 2018. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar