Terça-feira, 20 de agosto de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cultura

Vinhos são sempre bem-vindos, principalmente em dias frios

Postado em: 18-07-2019 as 06h00
Para muitos enólogos, os vinhos tintos, muito mais intensos, possuem as características que mais combinam com a estação mais gelada do mundo.

Amada em todos os cantos do planeta, a bebida, que há séculos encanta o mundo, se encaixa perfeitamente nas mais variadas celebrações e nas principais refeições do dia a dia. Para muitos enólogos, os vinhos tintos, muito mais intensos, possuem as características que mais combinam com a estação mais gelada do mundo. 

“Vinhos tintos encorpados, amadeirados e robustos são os mais indicados para o inverno. Geralmente, os vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Carmenere são excelentes harmonizações com preparos de muita riqueza de sabor, dentre eles, as sopas e os cozidos de carnes vermelhas e legumes com molhos de tomate – opções perfeitas para driblar os dias frios na companhia dos amigos”, comenta a enóloga Sandra Zottis, professora do curso de Sommelier do Centro Europeu.

Já para o enólogo Alcioni Dümmes, o inverno é a melhor época do ano para os vinhos densos e complexos harmonizados com pratos intensos cheios de sabor. “O vinho representa uma imensa variedade de aromas e sabores na mesa, seja ele elaborado com apenas uma uva ‘varietal’ (por exemplo um bom Cabernet Sauvignon) ou elaborado como um blend com duas ou mais uvas (por exemplo um estupendo Bordeaux)”, detalha o especialista. Para completar, ele enfatiza as dicas de harmonização da enóloga Sandra Zottis. “Pratos cheios de corpo e sabor pedem vinhos intensos. Isso acontece pelo fato de a gordura dos pratos de inverno ser neutralizada pelos taninos dos vinhos tintos”, destaca Alcioni. 

Para a empresária do ramo Nicole Gomes, uma ótima opção para os dias frios são os rótulos da Bodegas D. Mateos, da Espanha, que contam com ótimo custo-benefício. “Localizada na emblemática região de Rioja, a vinícola familiar se dedica à produção de vinhos, há sete gerações, em que boa parte dos vinhos é elaborada com a uva típica da Espanha, a Tempranillo. A vinícola tem seu foco na produção de vinhos de alta qualidade e personalidade, trazendo características únicas aos seus vinhos”, finaliza Nicole. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja buscar