Domingo, 15 de dezembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cultura

Exposição 'Em Defesa Delas' retrata mulheres vítimas de violência

Postado em: 17-05-2019 às 10h45
A exposição é composta por 21 imagens.

Da Redação | Imagem ilustrativa

Quem são essas mulheres que em meio ao sofrimento insistem em resistir? Quem são essas mulheres que tentar se reconstruir diariamente e encontrar seu lugar no mundo? Quem são essas mulheres que, diante da crueldade vivenciada, buscam forças umas nas outras para seguir em frente? É em homenagem a essas mulheres que a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) apresenta durante a campanha Maio Verde: Em Defesa Delas, a exposição fotográfica Em Defesa Delas

Dez mulheres, que viveram situações de violência e são acompanhadas pela DPE-GO, estão retratadas pelas lentes das fotógrafas Regina Esteves, Mariana Borges, Ludmilla Oliveira e Gisele Soares. A abertura da mostra será na próxima segunda-feira (17), às 17 horas, na Vila Cultural Cora Coralina (Centro), em Goiânia. Ela segue aberta ao público, gratuitamente, das 8 às 18 horas, de 21 a 23 de maio.

Entre aquelas que cedem suas imagens à mostra, estão sete mulheres atendidas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-GO) e que integram o Grupo Reflexivo, oferecido pela Defensoria Pública e PUC Goiás, para atendimento psicológico de mulheres que sofreram violência de gênero. 

As outras três integrantes são familiares de adolescentes mortos em incêndio no Centro de Internação Provisória (CIP), ocorrido em 25 de maio de 2018, e são assistidas pelo Núcleo de Defensorias Especializadas de Infância e Juventude e pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos. Os registros foram realizados gratuitamente pelas fotógrafas, sendo que a participação de cada mulher foi voluntária.

Todos os anos, no mês em que se celebra a Defensoria Pública, é realizada nacionalmente a campanha Maio Verde. Em 2019, o tema é Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres. A violência contra a mulher e o acesso das mulheres aos serviços públicos (assistência jurídica integral e gratuita, saúde, educação, entre outros) são alguns dos assuntos tratados nesse contexto.

Em Goiás a programação inclui atendimento concentrado às mulheres (inclusive em presídios), rodas de conversa, palestras e a exposição Em Defesa Delas. Junto à mostra fotográfica, na Vila Cultural Cora Coralina, os defensores públicos realizarão atendimento concentrado na área de família e violência de gênero, das 13 às 18 horas, de 21 a 23 de maio.

O defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, afirma que a exposição fotográfica homenageia mulheres que se aliaram à Defensoria Pública na luta por justiça, para si mesmas e para os seus entes queridos. “São mulheres que sobreviveram a momentos de profundo sofrimento e ainda estão trilhando o caminho em busca de alento, segurança e justiça. Sua resiliência nos inspira. Queremos demonstrar que a Defensoria Pública é uma instituição com quem elas podem contar e que as vê muito além de um número ou uma estatística. Nossa atuação pode ser coletiva, mas é principalmente individual. Reconhecê-las e homenageá-las é muito especial para nós, e desejamos que sua coragem seja inspiração a tantas outras”, pontua.

A exposição é composta por 21 imagens. A fotógrafa Regina Esteves explica que ao receber o convite da Defensoria Pública, ela convidou suas alunas para integrarem o projeto. Mensalmente, ela e esse grupo de alunas se reúnem para tratar de fotografias com temáticas que mexem com o afetivo. 

Como ponto de partida, as fotógrafas participaram de uma das reuniões do Grupo Reflexivo, e puderam conhecer a história de algumas dessas mulheres. De acordo com Regina, houve a preocupação para que o resultado final fosse coeso, em que as imagens fotografadas por diferentes profissionais apresentassem uma mesma linguagem.

Área de anexos

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar