23 de maio de 2019 - quinta-feira

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cidades
Cidades
23-02-2019 | 06h00
Vida fitness fora da academia
Aulões de diferentes modalidades viram moda em Goiânia. Muitos são realizados em lugares cada vez mais exóticos

Allan David*

A vontade de sair do sedentarismo até existe, mas às vezes falta um empurrão para deixar o conforto do sofá e colocar o corpo em movimento. Com objetivo de atrair frequentadores e conscientizar as pessoas sobre os benefícios da atividade física, alguns estabelecimentos ligados à saúde e bem-estar estão investindo em aulões básicos de modalidades como yoga, exercícios funcionais e crossfit. Essas atividades muitas vezes acabam sendo o primeiro contato de muita gente com a prática de exercícios. 

Um grande diferencial desses aulões é que eles são realizados fora do ambiente da academia, alguns inclusive, ocorrem em locais inusitados, como o que será realizado neste sábado (23), a 191,48 metros de altura, no heliponto do primeiro arranha-céu de Goiânia. 

Há duas semanas, o local foi palco de um aulão de yoga que contou com a participação de mais de 100 pessoas. Além do aulão de funcional haverá uma rodada de conversa com os nutricionistas e endocrinologista. Os especialistas abordarão assuntos como alimentação aliada a prática de exercícios físicos, e estilo de vida saudável. 

A ideia dos organizadores do evento é de aliar a excentricidade do local - já que é o edifício comercial pronto mais alto do Brasil e oferece uma vista aérea privilegiada da Capital, com o fator coletividade como motivação à prática de atividades físicas. No aulão deste sábado de exercícios funcionais, será comemorado ainda o Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro. 

Incorporador e um dos sócios do Órion Complex Frank Guimarães Vaz de Campos explica que a aula de funcional deste sábado faz parte de um calendário de eventos pautados na promoção de saúde e incentivo a um estilo de vida saudável. 

“O Órion é um complexo que tem a saúde e o bem-estar como focos principais. É o caso, por exemplo, do Órion Shopping, o primeiro mall de Goiânia especializado em produtos e serviços na área da saúde. Também fazem parte do empreendimento o Órion Hospital, unidade hospitalar de alta complexidade, que deve abrir as portas em julho deste ano, um hotel e uma torre comercial para atuação de profissionais de saúde e de outras áreas afins. Portanto, essas ações voltadas à comunidade fazem parte, na verdade, do nosso próprio DNA”, frisa Frank.

Sedentarismo

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em setembro passado na revista científica Lancet mostra que o Brasil lidera, na América Latina, o ranking de países com maior índice de sedentarismo, com 47% da população que não pratica atividade física suficiente para se manter saudável. Para se ter uma comparação, no vizinho Uruguai apenas 22% da população tem perfil sedentário. 

Praticante já não tão assídua de yoga, a administradora Stela Dechichi, de 50 anos, se considera hoje uma sedentária, mas quer mudar essa realidade. No mês passado, ela recebeu uma “injeção de ânimo” para voltar aos treinos, depois de participar de um aulão no heliponto do Órion Complex. “Qualquer tipo de incentivo vale a pena, principalmente se for num lugar mais fora do habitual, como o topo do Órion, onde a vista é maravilhosa”, comenta a administradora.

Programe-se

Com previsão de início às 9h30, o aulão de funcional será ministrado pelo professor de educação física Pedro Bittencourt. Ele acompanhará a condução da atividade, pela personal trainer e consultora fitness Michele Coelho, convidada especial do evento. Durante toda a manhã, os participantes poderão degustar produtos voltados para uma alimentação natural no Órion Shopping. Quem quiser, também poderá aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e conhecer produtos terapêuticos junto a profissionais de farmácias parceiras da ação.

A promoção da saúde e do bem-estar é o principal propósito da maioria dos empreendimentos que fazem parte do edifício. O complexo abriga o Órion Shopping e o hotel de luxo Clarion Goiânia Órion, e possui ainda centenas de clínicas médicas. O Órion Complex também será sede do futuro Órion Hospital, gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. A unidade hospitalar de alta complexidade contará com 240 leitos em apartamentos de alto padrão. 

Dia off-road tem crossfit no haras 

Adepta do crossfit há quase um ano, a gestora de pessoas Renata Silva, de 28 anos, participou em dezembro passado de um treinamento, no mínimo, incomum para os padrões dos boxes, como são chamadas as academias especializadas na modalidade. 

Ela e os colegas de academia disputaram jogos internos do box em um haras no distrito de Nova Fátima, na região de Hidrolândia, a cerca de 40 quilômetros da Capital. O evento, segundo conta a atleta, misturou movimentos próprios do crossfit com desafios bastante peculiares, a exemplo da saudosa corrida com sacos.

Renata acredita que o treino nesse ambiente exótico, fora até da cidade, não serviu apenas para atrair novas pessoas para a prática da modalidade. “Mesmo para mim e para meus colegas que já treinam há um tempo, esse tipo de aulão, digamos assim, fora da academia, é legal porque acaba motivando os alunos e criando, nesse caso, uma disputa sadia nos jogos internos”, analisa. 

Renata conta que, de tanto insistir, conseguiu arrastar para o crossfit sua mãe, Patrícia Mesquita, de 55 anos. Até então, Patrícia era sedentária e encarou o desafio na academia para tentar se curar de problemas crônicos de saúde, como artrite, hipertensão e diabetes.

“Infelizmente, eu tive que interromper as aulas no crossfit por causa de um problema no coração, mas pretendo voltar assim que o médico me liberar. Antes de entrar para a academia, eu me achava velha demais para isso, mas descobri que nunca é tarde para começar uma atividade física. Nos próximos jogos internos no haras, quem sabe, eu estarei lá para competir e me divertir um pouco com os colegas da academia”, projeta Patrícia, que é servidora pública municipal.

Mais aulões

Depois da yoga e, agora, o funcional, os administradores do edifício já projetam mais eventos para a população em geral com o apelo de adesão a um estilo de vida saudável. Gestora de marketing do prédio, Patrícia Naves adianta que o empreendimento irá repetir ações do tipo no heliponto em datas sugestivas, assim como no Dia do Esportista. “Para este ano de 2019, já estamos colocando em prática um calendário temático da saúde, com participação de profissionais de diferentes especialidades, justamente para trazer à população um leque variado de assuntos em torno da saúde que demandam cuidado constante”, explica Patrícia.

A gestora conta que no primeiro evento do tipo realizado no Órion, pessoas de diferentes idades, atletas amadores ou não, participaram de uma aula de yoga, que fez parte da campanha Janeiro Branco, em prol da saúde mental. A ideia de levar o aulão de yoga para o heliponto, segundo diz Patrícia Naves, foi de promover o contato com a modalidade em um ambiente totalmente neutro da correria e da poluição sonora da cidade, com vista aberta de Goiânia, em um espaço perfeito para a meditação. (*especial para O Hoje)  

(62) 3095-8700